top of page
  • Foto do escritorChef Abimael Caetano

ATAXIA: O QUE É E COMO TRATAR

Atualizado: 4 de ago. de 2019




O glúten é um ingrediente presente em grande parte dos alimentos, que pode causar reações negativas no organismo e, muitas pessoas acabam desenvolvendo doenças que impedem completamente a ingestão desse componente.


Entre essas doenças está a ATAXIA, que se refere a incapacidade de coordenação. Na medicina, esse termo é utilizado para designar os sintomas de diversas condições médicas ou neurológicas degenerativas do sistema nervoso.


O QUE É ATAXIA?

A ATAXIA pode ocorrer por razões variadas, como causas hereditárias, como a ataxia de Friedreich, ou pode se desenvolver sem uma razão conhecida.


A ATAXIA pelo glúten está relacionada a uma resposta autoimune após a ingestão do glúten que contenha grãos. Os sinais e sintomas podem se desenvolver gradualmente e a idade de início dos sintomas pode variar de acordo com cada indivíduo.


SINTOMAS

A ATAXIA pelo glúten caracteriza-se pela dificuldade a marcha, disartria e perda de equilíbrio e coordenação.


Sintomas gastrointestinais, como diarreia, distensão abdominal, vômito e náuseas, comuns na doença celíaca e na sensibilidade ao glúten, são raramente encontrados na ataxia. Em geral, o diagnóstico é obtido através da estabilização ou melhora desses sintomas em uma dieta isenta de glúten.


TRATAMENTO

A ATAXIA pelo glúten é tratável e reversível. Quanto mais cedo for o diagnóstico, maiores são as chances de melhoria.


Os pacientes com teste positivo para antigliadina e anticorpos anti-TG, são submetidos a uma dieta rigorosa isenta de glúten, com o objetivo de reduzir a progressão dos sintomas.


É de suma importância lembrar que o médico deve ser sempre consultado, em caso de suspeita da doença.


322 visualizações0 comentário
bottom of page