A doença celíaca é um distúrbio inflamatório crônico do intestino delgado que afeta 1% da população.
A sensibilidade ao glúten na ausência de doença celíaca se define como as alterações gastrointestinais causadas pelo glúten, mas sem a relação com alguma resposta imunológica, sem distúrbios nutricionais associados, e sem alterações de anticorpos ligados a ingestão desta proteína.
No caso da sensibilidade, o alimento não é considerado um veneno, mas por algum motivo não conseguimos fazer a sua correta digestão, o que pode nos trazer sintomas não desejados. Os principais motivos para as intolerâncias alimentares são as inflamações intestinais intensas, cirurgias prévias de intestino, radioterapia abdominal prévia, deficiência de enzimas e uso de medicações. Na sensibilidade, os alimentos não são considerados venenos e nós somos capazes de fazer a sua digestão, mas por algum motivo nos causam sintomas digestivos.
Confira a diferença:
Doença Celíaca
>>É um distúrbio inflamatório crônico do intestino delgado;
>>É uma resposta autoimune ao glúten quando este entra em contato com o intestino;
>>Diagnóstico por meio da biópsia do intestino delgado e exames laboratoriais;
>>crescimento retardado;
>>osteoporose.
Sintomas: Diarreia com perda de gordura nas fezes, vômito, perda de peso, inchaço nas pernas, anemias, alterações na pele, fraqueza das unhas, queda de pelos, diminuição da fertilidade, alterações do ciclo menstrual e sinais de desnutrição.
Tratamento: ausência total de alimentos com glúten
Sensibilidade ao Glúten não Celíaca (SGNC)
>>É decorrente da má digestão do glúten;
>>É uma alteração gastrointestinal causada pelo glúten;
>>Diagnóstico clínico;
>>Gases;
>>Dor de cabeça;
>>Dermatite.
Tratamento: É tratado retirando da dieta alimentos com a presença de glúten para melhora dos sintomas.
Sintomas: Dor no estômago, inchaço na barriga, excesso de gases intestinais, sensação de queimação na garganta, vômitos e diarreia.
É importante lembrar que, caso você sinta algum dos sintomas citados neste texto, é fundamental que você consulte um médico.
Comments