• Chef Abimael Caetano

SÍNDROME DO INTESTINO IRRITÁVEL: O QUE É, SINTOMAS E TRATAMENTO

Atualizado: 4 de Ago de 2019




A Síndrome do Intestino Irritável ou SII é um distúrbio gastrointestinal que se caracteriza pela presença de um conjunto de sinais e sintomas em adultos ou crianças, incluindo cólicas, dor abdominal, aumento de gases, alterações no funcionamento do intestino, intolerância alimentar e inchaço.


O distúrbio não causa danos aos tecidos do sistema digestivo e nem pode ser denominado como doença, mas ocasiona uma alteração nos movimentos gastrointestinais que envolvem o processo da digestão.


Existem 3 tipos da Síndrome do Intestino Irritável, classificada pelos médicos:


1 – SII com constipação: caracterizada por dor de estômago, inchaço, evacuação pouco frequente com fezes duras ou granuladas em, pelo menos 25% do tempo;


2 – SII com diarreia: além do desconforto e dor no estômago, caracteriza-se por movimentos intestinais anormalmente frequentes e fezes soltas e aguadas;


3 – SII com alternância entre constipação e diarreia: esse é o tipo que não deve ser tratada sem orientação médica, pois pode acabar agravando o problema.


SINTOMAS

Os sintomas podem variar de pessoa para pessoa e, muitas vezes, podem ser confundidos com os de outras doenças. Abaixo, relacionamos os sintomas mais comuns:


• Dores abdominais ou cólicas;

• Aumento de gases;

• Inchaço abdominal;

• Cólicas depois de comer determinados alimentos;

• Diarreia ou constipação, podendo alternar crises de constipação e diarreia seguidamente;

• Muco nas fezes.


Caso você note a presença de alguns desses sintomas, é importante consultar o médico para ter certeza com relação ao diagnóstico.


TRATAMENTO

Os tratamentos disponíveis atualmente têm o objetivo de aliviar os sintomas para que o indivíduo tenha uma rotina o mais normal possível.


Em grande parte dos casos, é possível controlar com sucesso os sintomas da SII aprendendo a gerir o estresse, controlando o que comer, fazendo leves mudanças na dieta e no estilo de vida. Para isso, é fundamental evitar alimentos que provocam os sintomas, praticar exercícios regularmente, ingerir líquidos e dormir bem.


28 visualizações

©Copyright TISCO - TI SOLUÇÕES CONECTADAS

Todos os direitos reservados.

CNPJ: 28.379.919/0001-57

O conteúdo disponibilizado neste site tem propósito exclusivamente informativo. As informações fornecidas pelos estabelecimentos e sua veracidade são de total responsabilidade dos mesmos.