top of page
  • Foto do escritorChef Abimael Caetano

SAIBA QUAIS SÃO AS DESORDENS RELACIONADAS AO GLÚTEN

Atualizado: 4 de ago. de 2019




O glúten é uma proteína presente no trigo, cuja função principal é dar liga aos alimentos, porém ele é de difícil digestão. Muitas pessoas deixam de comer o glúten, pois suspeitam que tem alergia a esse alimento sem antes ter um diagnóstico do médico.


As doenças relacionadas ao glúten podem ser genéticas ou não e apresentam diversos sintomas. Entenda mais:


PATOLOGIA AUTOIMUNE – ocorre quando o próprio sistema imunológico da pessoa ataca e destrói tecidos saudáveis do corpo ao ingerir glúten.


Doença Celíaca - atinge cerca de 1% da população mundial e ocorre em pessoas que possuem os genes HLA, DQ2 e DQ8. A doença afeta diversas partes do corpo, como ossos, pele, sangue e cérebro. Alguns sintomas são: Diarreia crônica, perda de peso, “inchaço” algumas horas após as refeições, intolerância secundária à lactose, estearreia (excesso de gorduras nas fezes) e fadiga como expressão de anemia microcítica (hemáceas pequenas e com perda de cor).


Glúten Ataxia (GA) – costuma provocar danos ao cérebro, gerando sintomas relacionados à dificuldade de realizar atividades simples, como andar em linha reta.


REAÇÕES ARLÉRGICAS AO GLÚTEN


Alergia ao trigo - Diferentemente da Doença Celíaca e Síndrome do Intestino Irritável, a alergia ao trigo faz com que o organismo rejeite essa proteína.


NÃO ALÉRGICA E NÃO AUTOIMUNE


A Sensibilidade ao Glúten Não-Celíaca (SGNC) pode ser considerada quando o paciente apresenta intolerância ao glúten, mas a Doença Celíaca e a alergia ao trigo foram descartadas. Enquanto a Doença Celíaca tem base genética, a Sensibilidade ao Glúten Não-Celíaca é uma forma de intolerância sintomática ao glúten.


Pode ocorrer em qualquer idade, mais frequente em adultos, com média de início aos 40 anos, mais comum em mulheres com distúrbios funcionais (incluindo a síndrome do intestino irritável).


A SGNC se caracteriza pelo aparecimento de sintomas após ingestão de glúten, desaparecimento dos sintomas com a dieta sem glúten.


É sempre importante lembrar sobre a importância de consultar o médico, caso você apresente os sintomas de algumas dessas doenças 😉


95 visualizações0 comentário
bottom of page